sábado, 16 de maio de 2015

Entrevistamos o cartunista Valter Luis


Conhecemos o trabalho, do cartunista Valter Luis, através do seu blog, e ficamos muito felizes com o retorno e a atenção que ele nos deu, após mandarmos um e-mail, pedindo uma entrevista.

E logo após uma pesquisa sobre o histórico do Valter Luis, vimos que além de ser cartunista, ele já tem uma história no mundo das artes, pois, também é conhecido sob a alcunha de Walter Limonada e desenvolve vários trabalhos artísticos como por exemplo, compositor e cantor de rap, escritor (ele já lançou um livro de crônicas e poesias) e também é Artesão e Educador Social e Oficineiro de artes plásticas e visuais.

Olá, se apresente melhor para os nossos leitores ?

Meu nome é Valter. Nascido e criado no Município de São Bernardo do Campo (Região do Grande ABCD Paulista). Tenho um trabalho artístico como Rapper. E atualmente resolvi por nas ruas e na Internet, algumas de minhas ilustrações e rabiscos. Desenhos, Hip-Hop, Artesanatos, são coisas que realmente curto fazer, então não tem tempo ruim comigo.

Como você desenvolve as suas historias em Quadrinhos (H.Q.) ?


Eu até estou fazendo umas H.Q. mais longas, de três ou quatro páginas, porém ainda ficam engavetadas, por enquanto só estou divulgando minhas tirinhas mesmo. E os temas que eu uso são coisas cotidianas e comportamentais, algumas coisas que acontecem diretamente comigo também, e por ae vai.


Quais as suas influências no mundo dos quadrinhos ?

Então, o Sr. Geraldo, meu pai, já foi jornaleiro, ele teve banca de jornais, e eu tive o privilégio de sempre ler de tudo um pouco, desde que eu era “mulequinho”, os personagens do Mauricio de Souza e do Walt Disney me cativaram, Daniel Azulay, Ely Barbosa, Ziraldo, li bastante os Heróis Marvel e DC, também bebi da fonte mais underground, revista MAD com diversos cartunistas nacionais e estrangeiros, a Chiclete com Banana, Piratas do Tiete, Niquel Naúsea, Geraldão, Bundha, Striptiras e muitas outras revistas foram fundamentais, então meus traços ficaram meio que uma “mistureba” de tudo isso e muito mais, pois, muitos desenhos da televisão me infulenciaram também. E até os dias atuais, tem muitos cartunistas com excelentes trampos.

E agora você parou o seu trabalho musical e vai fazer quadrinhos ?

Ótima pergunta...
Vamos lá.... O meu trampo musical só está “descansando” um pouco, pretendo gravar novos sons em um futuro breve, com uma produção mais elaborada. E em paralelo, eu sempre li quadrinhos e fazia uns desenhos e rabiscos. As várias bancas de jornais que meu pai já teve, foram antes de eu ter uma correria musical. Eu cresci lendo de tudo e consequentemente desenhando, rabiscando, escrevendo. Só não fazia isso de forma profissional.

E quando você resolveu expor suas tirinhas de forma profissional ?

Então, eu já colocava algumas ilustrações nos Fanzines antigos que fazia e colaborava com outros Fanzineiros também. Era mais restrito, um circuito mais fechado e independente.
E a oportunidade de eu colocar de forma mais “profissa” nas ruas, foi através do mano Alessandro Buzo, que tem inúmeras correrias culturais, ativistas e artísticas, dentre elas é editor do Jornal Boletim do Kaos (Suburbano Convicto), um jornal impresso, na região central de Sampa e é distribuído na raça, pra tudo que é canto.


Onde podemos encontrar seus trabalhos atualmente ?

Além do Jornal Boletim do Kaos, as tirinhas estão também no site Jornalirismo, no site Rap Nacional, no Jornal Momento Certo e Jornal Impacto Cultural. Estou em negociação com outros jornais, talvez quando sair esta entrevista, já tenha até outras mídias divulgando, não vou citar ainda pois, não foi fechado as paradas. 
Há, e é claro, pode encontrar meus trampos em tirinhas, na minha Fan Page no Facebook e no meu blog oficial, ambos estão como “rabiscosdovalterluis”.

Existem mais projetos envolvendo suas ilustrações ?

Tem sim, fiz umas ilustrações para os livros de Poemas dos escritores Germano Gonçalves e pro Antonio D´Araujo.
Ilustrei a capa do novo CD do mano R.Jay. Que é um Rapper da zona Sul de SP. Acho que em breve ele põe esse material nas ruas.


Estou fazendo umas ilustrações para o novo livro da escritora Andréia Garcia, que faz várias crônicas sobre o cotidiano de quem anda nos trens e metrôs. Em breve, veremos novidades sobre isso.


E tem mais algumas parcerias em começo de andamento, e uns velhos contatos que pretendo retomar, mas, que serão citadas apenas quando tudo estiver fechado, pra não haver um comprometimento precipitado.

É verdade que você tá com um livro pronto, prestes a lançar ?

Opa, com certeza, ainda não tem uma data definida, mas, será para algum momento do segundo semestre de 2015.
Eu já estou captando recursos para lançar meu livro só de tirinhas, que já está pronto, mas, como é uma parada até o momento independente, só preciso de um apoio financeiro para lançar, inclusive, vou aproveitar o espaço aqui da entrevista e falar que se alguém, alguma editora ou alguma empresa quiser conversar e apoiar culturalmente, estou aberto pra conversar, quem sabe surge uma excelente parceria.



Palavras finais e Contatos:

Bom... Agradeço o pessoal do blog Central Tiroteka pela consideração e entrevista, e à todos que perderam um tempinho lendo esta entrevista. Tomara que tenham gostado das ideias e das tirinhas aê.
Comprem meu livro quando sair, heim ? (Risos).




Twitter: @Walterlimonada1

Firmezza ttottal !!!!!

Um comentário:

  1. Muito bacana o trabalho!!! Sucesso aí LemonBrother!!!! Abraço!!!! - ERIC

    ResponderExcluir