quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A Turma do Pererê, de Ziraldo



O Pererê foi uma série de histórias em quadrinhos brasileira publicada primeiramente em cartuns em 1959 nas páginas da revista O Cruzeiro. Seus personagens foram criados pelo autor e cartunista Ziraldo em 1958. Foi a primeira revista brasileira em quadrinhos que era totalmente colorida.

A revista explodiu na década de 1960; foi publicada mensalmente de outubro de 1960 a abril de 1964. A tiragem, em média, foi de 120 mil exemplares. Os quadrinhos voltaram a ser publicados em 1975 pela Abril, com o título atual de Turma do Pererê, mas foi cancelado no ano seguinte e teve apenas reedições nos próximos anos, até 1980 quando Ziraldo dedicou-se às histórias do Menino Maluquinho.


Segundo o próprio Ziraldo em sua autobiografia, "o Pererê, no dizer de Moacy Cirne, era um dos símbolos da época. Um tempo em que se acreditava que, pelas idéias, poderíamos mudar nossa história". As histórias se passavam na floresta fictícia brasileira "Mata do Fundão".

Hoje as histórias do Pererê fazem parte da memória de muitos adultos, tendo marcado uma fase na história deste tipo de publicações no Brasil.




domingo, 9 de agosto de 2015

Will Eisner - The Spirit


The Spirit é um herói de histórias em quadrinhos (EUA), criado pelo cartunista Will Eisner, e publicado pela primeira vez em 2 de junho de 1940 no suplemento dominical, conhecido informalmente como "The Spirit Section".


Entre as décadas de 1960 e 1980, o herói foi publicado pela Harvey Comics, e recebeu muitas republicações da Warren Publishing e Kitchen Sink Press. E nas décadas de 1990 e 2000, Kitchen Sink Press e DC Comics publicaram novas histórias do Spirit, de autoria de outros artistas.


Origem: The Spirit, era um dos nomes de, Denny Colt, um detetive policial que fora considerado morto, mas que na verdade vivia secretamente como um anônimo lutador no mundo do crime, apoiado pelo seu velho amigo e chefe da polícia de Central City, Comissário Nolan. Sua base era no cemitério da cidade. As histórias abordavam uma larga variedade de situações: crime, romance, mistérios, horror, comédia, drama e humor negro.

As primeiras histórias de "The Spirit", tinham sete páginas cada. A história mostrava semelhanças com Batman e Dick Tracy, e possuia muitos vilões coloridos, suas histórias eram contadas em sequência rápida. 
Sua origem e a máscara negra lembra o popular Lone Ranger (Cavalheiro Solitário).





Hergé - As Aventuras de Tintim e Milu


Tintim, é o protagonista da série "As Aventuras de Tintim", criada pelo quadrinista belga, Hergé em 10 de janeiro de 1929.
O Tintim, é um jovem repórter e viajante belga. 
Ele é auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu. 
Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, a principio voltado ao público infantil.


Com o passar do tempo, os temas foram ficando mais abrangentes à um publico mais juvenil e o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, o cientista quase surdo Trifólio Girassol, a cantora de ópera Bianca Castafiore, os detetives desajustados e gemeos Dupond e Dupont, entre outros personagens.


Começou como pequenas histórias em semanais, depois virou revista própria, de grande tiragem, foi adaptado também pra televisão e ganhou versões animadas, para o teatro e também para o cinema. 
As séries são uma das histórias em quadrinhos européias mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.


As aventuras de Tintim e Milu, são recheadas de elementos de fantasia, mistério, espionagem e ficção científica. E explora diversas regiões do planeta (e também a Lua).