O Pererê foi uma série de histórias em quadrinhos brasileira publicada primeiramente em cartuns em 1959 nas páginas da revista O Cruzeiro. Seus personagens foram criados pelo autor e cartunista Ziraldo em 1958. Foi a primeira revista brasileira em quadrinhos que era totalmente colorida.
A revista explodiu na década de 1960; foi publicada mensalmente de outubro de 1960 a abril de 1964. A tiragem, em média, foi de 120 mil exemplares. Os quadrinhos voltaram a ser publicados em 1975 pela Abril, com o título atual de Turma do Pererê, mas foi cancelado no ano seguinte e teve apenas reedições nos próximos anos, até 1980 quando Ziraldo dedicou-se às histórias do Menino Maluquinho.
Segundo o próprio Ziraldo em sua autobiografia, "o Pererê, no dizer de Moacy Cirne, era um dos símbolos da época. Um tempo em que se acreditava que, pelas idéias, poderíamos mudar nossa história". As histórias se passavam na floresta fictícia brasileira "Mata do Fundão".
Hoje as histórias do Pererê fazem parte da memória de muitos adultos, tendo marcado uma fase na história deste tipo de publicações no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário